Advocacia e atendimento humanizado

    A expressão “atendimento humanizado” tem sido atualmente mais utilizada na área de saúde, mas, pode também ter sua aplicação em qualquer área.

    Na advocacia, quando o cliente busca por um advogado, na maioria das vezes já percorreu sozinho um longo caminho, e não obteve solução. O advogado costumeiramente é procurado quando não há mais possibilidade de solução sem sua intervenção, isso porque, não prevalece ainda em nossa sociedade uma cultura preventiva.

     É importante salientar que, no que diz respeito à advocacia, a maioria das pessoas tem uma visão negativa, seja em relação a confiabilidade, ou relativamente à burocracia, culminando por imaginar que o profissional é mero reprodutor de textos jurídicos, e não uma pessoa humana, com capacidades variadas, que possa entender, se preocupar e resolver o seu problema de maneira sistêmica.

    Prosseguindo, quando o cliente está de frente de um advogado, seja para a solução de uma causa pessoal, ou como representante de alguém ou alguma pessoa jurídica, ele normalmente tem diversas necessidades, que precisam ser entendidas pelo profissional, tais como: acolhimento das angústias; visão geral e real do problema; clareza na proposta de soluções, de forma que, após o atendimento, o cliente se sinta mais calmo, mais orientado e consciente das possíveis soluções, de seus custos (tanto econômicos, quanto não econômicos), do tempo de duração de um eventual processo, e de todo o caminho que irá percorrer, até a concretização do que se busca através da prestação de serviços do profissional. Ou seja, ao final do atendimento, o mesmo ganhou uma visão clara do seu problema, das possíveis soluções, do caminho que irá percorrer, de quanto investirá, e, se vale ou não a pena tal investimento.

    Existem muitos bons profissionais preocupados que o atendimento humanizado seja resgatado, e esta é nossa visão de trabalho.

     Se você entende que o atendimento humanizado é importante para você, procure um profissional que tenha esta visão, e também o veja e o respeite, como alguém que se interessa por seus problemas reais, e não como alguém que objetiva apenas ser mero reprodutor de textos legais e ganhar sua remuneração.

     Transparência, franqueza, honestidade e sinceridade, são valores fundamentais para essa troca humanizada na hora do atendimento!